MPSP 2023 Informática

  1. Sobre o Windows 10, analise as afirmativas a seguir:
    I.Possui versões para operar em computadores pessoais, smartphones e tablets.
    II.É um sistema operacional não-preemptivo.
    III.Não permite multi sessão, pois se treta de um sistema operacional cliente.
    Está correto o que se afirma em




    • A)
    • - Em sistemas ops, preemptividade ou preempção é a capacidade de tirar de execução um processo em favor de outro. O sistema vai executando uma sequência de tarefas. Qdo entra uma tarefa com prioridade mais alta, ele para a execução da tarefa q estava realizando e executa a tarefa de maior prioridade. Qdo esta termina ele volta a anterior q havia parado.
  2. A figura a seguir mostra um dispositivo de armazenamento de dados. Na comparação com os discos rígidos, é um dispositivo fabricado com uma memória de armazenamento do tipo Flash RAM, não possui partes mecânicas, apresenta maior resistência a impactos e menor consumo de energia na comparação com os atuais discos rígidos. Por outro lado, é mais caro e não possui grande capacidade de armazenamento. Esse dispositivo é conhecido pela seguinte sigla:




    • A)
    • SSD = Solid State Drive
  3. A figura a seguir mostra um tipo de memória RAM. Atualmente, essas memórias são do tipo




    • A)
    • SCSI = conectores
    • DDR = tipo de mem RAM
    • HDMI = vídeo
    • AGP = barramento/slot
    • SATA = discos ópticos HD
  4. Atualmente os discos rígidos utilizados na configuração de microcomputadores e notebooks, possuem capacidade de armazenamento com valores típicos de 500GB e 1 TB. Pela tecnologia empregada, esses discos são referenciados pela sigla:




    • A)
    • ASUS = marca/fabricante
    • SATA = Serial ATA -> dados HD/CD/DVD
    • HDMI = vídeo HD
    • EISA = barramento/slot
    • DHCP = protocolo IP
  5. Considere um arquivo intitulado "nomes.txt" que contém os nomes completos dos clientes de uma empresa, digitados um em cada linha com os respectivos CPFs. Sabendo-se que há aproximadamente 10.000 clientes listados, o valor que mais se aproxima do tamanho provável desse arquivo é:




    • C)
    • 14 caracteres p CPF + 30 car p nome = +/- 44 caracteres por linha

    44 carac * 10.000 linhas = 440.000 carac

    1 carac = 1 byte e 1.000 bytes = 1KB

    +/- 440.000 bytes = +/- 440KB
  6. O PDF é um formato para documentos que:




    E)
  7. Joana precisa distribuir uma tabela de preços para um grupo de fornecedores da sua empresa. Os dados estão numa planilha MSExcell 2010, mas Joana gostaria de fazer a distribuição por meio de um arquivo no formato PDF. Para tanto, Joana deve selecionar a região da planilha que contém os dados e:




    E)
  8. Numa conexão de rede com velocidade nominal de 12Mbps, operando a plena capacidade, você transmite, a cada minuto, o equivalente a um trecho corrido em português com aproximadamente:




    • E)
    • 12Mbps = 12.000.000 bits por seg

    • 1 min = 60 seg
    • 12.000.000 * 60seg = 720.000.000 bpmin

    • 1 byte (caracter) = 8 bits
    • 720.000.000/8 = 90.000.000 caracteres por minuto
Author
Midori
ID
360442
Card Set
MPSP 2023 Informática
Description
MPSP 2023 Informática
Updated