-
Antimeria ,Metameria , Estratigrafia e Paquimeria
- Antimeria -> O corpo é formado por duas metades simétricas.
- Metameria ->O corpo é formado por uma série de segmentos que se repetem.
- Estratigrafia -> A construção do corpo é feita por estratos.
- Paquimeria -> O corpo é formado por dois tubos (neural e viceral)
-
Exemplo de órgãos formados por FRACTALIDADE
Figado ,Rim, Baço , Pulmão
-
Funções do sistema esquelético
•Proteção, sustentação e conformação do corpo;
•Produção de células do sangue;
•Servir de arcabouço e suporte para as partes moles do corpo;
•Permitir o movimento do corpo e das suas partes;
•Proteger os órgãos vitais;
•Armazenar minerais e íons (Ca e P);
•Auto-reabsorção;
•Auto-modelamento.
-
Exemplos de órgãos protegidos pelo esqueleto
-
Diáfise
A diáfise é a parte do osso que tem crescimento primário, ou seja, cresce longitudinalmente, alongando-se. É a parte mais longa, compreendida entre as extremidades, ou epífises.
-
Ossos da face Pneumáticos
- Garantem leveza;
- Osso frontal
- Maxilar superior
- Etmoide
- Esfenoide
- Osso temporal
-
Ossos que formam a Orbita :
A parede superior é formada pelos ossos frontal e esfenóide; a parede medial pelo etmóide, esfenóide, lacrimal e frontal; a parede inferior ou assoalho pela maxila, zigomático e palatino; a parede lateral pelo processo frontal do zigomático e asa maior do esfenóide. O ápice da órbita fica no canal óptico, formado pela asa menor do esfenóide.
-
Onde localiza-se o órgão auditivo ?
- Osso temporal :
- Situa-se na região lateral e inferior do crânio, constituem as paredes laterais do crânio e na sua cavidade timpânica localizam-se os 3 ossos do ouvido médio. A saliência óssea atrás da orelha chama-se Apófise Mastóide.
-
Díploe
Camada de tecido ósseo esponjoso situado entre as duas lâminas de tecido compacto nos ossos chatos, mormente entre as tábuas do crânio.
-
Função da medula óssea vermelha
Produção de células sanguíneas
-
Qual a função da calota Craniana ?
Proteger o encéfalo
-
Nome das vértebras cervicais CI e CII
Atlas e Áxis
-
Osso associado á deglutição
Osso Hioide
-
"Partes do esterno"
- Manúbrio
- Corpo
- Processo xifoide
-
Cifose
É caracterizada por um aumento anormal na curvatura torácica
-
Hernia de disco
é a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o ânulo fibroso)
-
Raio X do punho/ mão
O raio X é realizado nas mãos pois a mão é facilmente radiografada com radiação mínima, e tem a vantagem de mostrar vários ossos de uma vez só. Com o raio X é possível visualizar a idade óssea do individuo ao analisar as cartilagens das epífises. A ausência dessas cartilagens indica que o crescimento ósseo cessou .
-
Diferença entre a pelve masculina e a pelve feminina
A estrutura óssea é basicamente a mesma para ambos os sexos. Nas mulheres, porém, a abertura do centro da bacia é maior para que durante a gestação, mais especificamente no trabalho de parto, a cabeça do bebê possa passar de forma natural.
-
Esqueleto axial
O esqueleto axial consiste de 80 ossos na cabeça e tronco do corpo humano. Ele é composto por cinco partes: o crânio humano, os ossículosdo ouvido interno, o osso hióide da garganta, o tórax e a coluna vertebral. O esqueleto axial também é caracterizado pela função de sustentação do corpo.
-
Esqueleto apendicular
O esqueleto apendicular é, basicamente, composto dos ossos dos membros superiores e inferiores.É dividido em 2 partes:Esqueleto apendicular torácico: escápula, úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo, falange proximal, falange média e falange distal;Esqueleto apendicular pélvico: púbis, ísquio, ílio, fêmur, tíbia, fíbula, tarso, metatarso, falange proximal, falange média e falange distal.
-
Argumentos para estimular a doação de medula óssea:
A punção é feita no esterno ou na crista iliáca. Ela não é feita na coluna vertebral, não apresentando risco de lesar algum nervo ou a medula espinhal .A punção é feita com o paciente anestesiado, evitando ,assim, a dor . A Medula óssea é reposta naturalmente pelo organismo.
-
Tipos de cartilagens :
- Fibrosas são do tipo Sinartrose
- Cartilaginosas são anfiartroses
- Sinoviais são diartroses
-
Tipos de cartilagens fibrosas :
- Gonfoses : dentes , coniforme , encaixa-se numa cavidade óssea
- Suturas : Sutura coronal , tecido conjuntivo denso
- Sindesmose : Tecido disposto em feixes , tibiofibular
-
Tipos de cartilaginosas ( pouco móveis) Anfiartroses :
- Sincondrose: Cartilagem de hialina
- Sínfise: Disco plano de fibrocartilagem ex. Sinfise púbica, discos intervertebrais
-
Tipos de articulações sinoviais (diartroses) :
- Planas: artrodia, deslizante . Não permitem movimento significativo em torno de um eixo .
- Em gínglimo: dobradiça, em charneira. "Convexa" , articulaçoes do joelho , cotovelo e tornozelo. Monoaxiais ou unoaxiais (único eixo)
- Trocóide, em pivô, cilíndrica: Uniaxial e permitem o movimento de rotação. processo osseo gira dentro de um manguito ou anel ligamentoso .
- Condilar (bicondilar),elipsódie: Superfície oval convexa encaixa-se na depressão concava de outro osso EX. Articulação do punho. Biaxial
- Selar: biaxial , do polegar
- Esferóide, enartrodia: permite que a porçao esferica de um osso gire dentro da porção de depressão de outro osso, ex. articulação do ombro e do quadril ; Poliaxial ,movendo-se nos três eixos .
-
Capsula articular :
envolve a cavidade sinovial , compostas por duas camadas : Capsula fibrosa externa(inervada) e membrana sinovial(vascularizada) .
-
Ligamentos acessórios :
Ligamentos acessórios ou meniscos : São discos de fibrocartilagem entre as superfícies articuladas e fixados na capsula articular. Moldam a superfícies articular e direcionam o liquido sinovial para áreas de atrito.(ATM)
-
O que são , para que servem e onde estão localizadas as fontanelas?
As fontanelas são membranas de tecido conjuntivo fibrosas encontrada no crânio de bebês nas junções entre os ossos frontais e parietais e na porção posterior entre os ossos Parietais e o Occipital. Elas facilitam a passagem do bebê durante o parto tornando possível o cavalgamento ósseo e permitindo o desenvolvimento encefálico.
-
A veia safena é comumente acometida por varizes (entumescimento). Explique anatomicamente os motivos que provocam este fenômeno.
As veias são responsáveis por transportar o sangue do corpo para o coração. Para evitar o refluxo sanguíneo elas possuem mecanismos como as válvulas que, em conjunto com a contração de músculos esqueléticos, impulsionam o sangue . A veia safena magma é superficial e não se beneficia do bombeamento conferido pelos músculos. Quando suas valvas se tornam ineficazes, há acumulo de sangue na região acometida, o que provoca distensão do vaso e o aparecimento de varizes .
-
Figura do sistema linfático :
A figura representa esquematicamente as regiões de drenagem do sistema linfático. A região escura representa aquela drenada pelo ducto torácico direito que envolve : A hemiface direita , hemi tórax direito e membro superior direito. O restante do corpo é drenado pelo ducto linfático esquerdo, a metade esquerda do crânio e do tórax, abdome, pelve e membros inferiores. O ducto torácico também drena o membro superior esquerdo.
-
Artrite do tipo reumatoide
Doença auto-imune sistemica ,caracterizada pela inflamação das articulações
-
Osteoartrose
Degradação lenta da cartilagem , acomete principalmente idosos.
-
Aquecimento X alongamento
Deve-se primeiramente aquecer para que ocorra a produção do líquido sinovial , preparando as articulações para a atividade física. O Alongamento estica as fibras musculares, garantindo uma melhor elasticidade e uma regeneração muscular mais acelerada.
-
Estalo
Ao estalar os dedos os ossos da articulação se separem. Ao se separarem, a cápsula de tecido conectivo que circunda a articulação é alongada. Alongando essa cápsula, aumenta-se o volume e esse aumento provoca uma diminuição de pressão. Com a diminuição da pressão do fluido sinovial, os gases dissolvidos no fluido ficam menos solúveis, formando bolhas através de um processo chamado cavitação. Quando a articulação é bastante alongada, a pressão na cápsula diminui tanto que essas bolhas estouram, produzindo o barulho que associamos ao estalo dos nós
-
-
Classificação dos ossos (5)
Longos : São tubulares , ex. umero do braço
Curtos: São cuboides ,ex. tarso e carpo
Planos: Função protetora, ex. ossos planos do crânio
Irregulares: vários formatos ex. ossos da face
Sesamoides : protegem tendões contra desgaste ex. patela
-
Linhas de clivagem :
Indicam a direção predominante das fibras colágenas na derme
-
Função da pele :
Proteção
Contenção
Regulação do calor
Sensibilidade
Síntese e armazenamento de vitamina D
-
Cite e caracterize as duas camadas do tegumento comum abordando as suas respectivas subdivisões.
- A pele é formada pela epiderme , uma camada celular superficial , e pela derme , uma camada profunda de tecido conjuntivo .
- A epiderme é um tecido queratinizado e é dividida em duas camadas :
- Superficial , córnea e resistente, que forma uma camada protetora ;
- Camada basal : Profunda, regenerativa e pigmentada
A Derme é responsável pela nutrição e manutenção da epiderme , bem como lhe confere rigidez e elasticidade . Tem camada superficial e profunda. Nelas são encontrados os folículos pilosos, as glândulas , o músculo eretor do pelo , bem como vasos , nervos e fibras colágenas e elásticas .
-
Cite e explique cinco modificações que podem ocorrer com o sistema tegumentar na senilidade.
- A diminuição na taxa de renovação celular e reparação da pele elevam o tempo de cicatrização das feridas .
- Há diminuição de colágeno, elastina, substância fundamental da derme, proteínas e açúcares, em especial do ácido hialurônico, que influenciam no turgor da pele; estes também apresentam alterações bioquímicas, fazendo com que haja uma perda de elasticidade e compressibilidade da pele.Assim sendo, a derme envelhecida se torna um tecido rígido, inelástico e irresponsível à tensão, com menor capacidade de resposta a estresse ou trauma.
Com relação aos pêlos, de início ocorre a canície (pela perda de melanócitos no bulbo piloso) e posteriormente a diminuição do número dos folículos pilosos, sendo os pêlos remanescentes menores no diâmetro e mais lentos no crescimento. A calvície resultante é primariamente de caráter androgenético.
|
|