-
O que é a OOAD?
Análise e design orientado a objetos.
-
Para que foi criada a OOAD?
Em conjunto com a tecnologia orientada a objetos a OOAD foi criada para facilitar o desenvolvimento de software.
-
Qual o foco da OOAD?
Análise de requerimentos de um sistema e desenho de um modelo antes que o código começe a ser desenvolvido.
-
Por que fazemos a OOAD?
Para assefurar que a finalidade e os requisitos do sistema foram completamente capturados e documentados antes que o sistema seja construído.
-
O que é muito impotante para a OOAD?
Que o sistema proposto seja útil para os seus usuários e cumpra as exigência deles.
-
Qual o "produdo" da OOAD?
Um modelo detalhado do sistema que será desenvolvido com base na documentação dos requisitos dos usuários. Neste modelo podemos ver diferentes visões do sistema, captando o todo do mesmo.
-
Qual o objetivo do modelo gerado pela OOAD?
Abstrair a complexidade estrutural do sistema e permitir que o mesmo seja visto como um todo. Ele também fornece uma maneira para que usuários, analistas, designers e implementadores estudem aspectos diferentes, mas compatíveis, do sistema.
-
Qual o ganho da OOAD para os desenvolvedores?
Uma vez pronto o modelo do sistema com suas diferentes visões os desenvolvedores podem ver como os componentes do sistema interagem entre si e os usuários podem verificar se suas exigências foram atendidas. E após a análise de usuários e desenvolvedores detalhes podem ser adicionados para deixar o modelo pronto para o desenvolvimento.
-
O que é comum acontecer durante a OOAD?
É comum encontrar soluções diferentes para os problemas apresentados. Isto permite uma comparação dos resultados até que se encontro o melhor modelo para desenvolver o sistema.
-
Quais são as fases da OOAD?
- Análise orientada a objetos (OOA)
- Design orientado a objetos (OOD)
-
O que é a OOA?
É a a criação de um modelo de um sistema baseado nos requisitos que os usuários necessitam.
-
Qual a abordagem da fase de análise da OOA?
Ela aborda o sistema como uma "caixa preta" não se importando com o seu funcionamento interno. A análise ocorre a partir da perspectiva do usuário. Durante a análise um modelo consciso e preciso do que se espera do sistema é criado. Este modelo não considera como o sistema executará suas funções.
-
Qual o foco da OOA?
A OOA foca na abstração do domínio do problema, isto é, o mundo real aonde o sistema esta inserido. Isto é feito para descobrir as classes primárias e os objetos do sistema.
-
Como devem ser considerados os objetos no modelo da OOA?
Os objetos no modelo da OOA devem ser considerados como conceitos de domínio de um único problema, não como conceitos de implementação.
-
Qual a importância do ambiente onde o sistema deverá ser implementado durante a OOA?
O ambiente onde o sistema deve ser implementado na OOA não deve ser considerado. Entretando na fase seguinte (fase de desing) deve ser considerado se o modelo é viável no ambiente que se deseja implementar.
-
O que faz a OOD?
O OOD acrescenta detalhes e decisões de design para o modelo.
-
Qual é a abordagem da fase de design (OOD)?
A fase de design tem uma abordagem de modelo de "caixa branca" tomando as decisões de como o modelo será implementado via código. No design a perspectiva é de implementação, ou seja, do desenvolvedor. Durante a fase de design o modelo de análise é expandido em um modelo técnico para a implementação do sistema. Novas classes são adicionados para fornecer os mecanismos que permitem que o sistema funcione - por exemplo, mecanismos para lidar com persistência ou comunicação entre processos. As classes descobertas durante a análise são desenvolvidas tendo em conta o ambiente de implementação.
-
Discorra sobre os "limites" entre análise e design orientada a objetos.
O resultado da análise muitas vezes é refinado durante a fase de design e depois que decisões chaves são tomadas. Em grandes projetos análise e design são realizadas em paralelo por isso torna-se difícil traçar uma linha entre o fim de uma fase e o início de outra. Por fim as duas fases se combinam para fornecer uma visão geral do sistema.
-
O que é importante durante o processo de OOAD?
Estar ciente dos objetivos do sistema.
-
Qual o principal "gol" que um sistema pode fazer para ser considerado um sistema de sucesso?
Ser desenvolvido de tal forma que o usuário possa ser capaz de usá-lo de forma eficaz.
-
Além de permitir um uso eficaz pelos usuários quais outros gols que um sistema deve fazer?
- Deve ser fácil de manter
- Deve ser escalável
- Deve ser portável entre plataformas
- Seu código deve ser reutilizável
- Ser entregue no prazo combinado
- Ser entregue dentro do orçamento
- O sistema deve ser dividido em módulos com base na funcionalidade lógica
-
Qual uma característica que é importante que o sistema tenha para que alterações futuras não cause grande impacto nele?
Os módulos devem ser separados de tal forma que alterações necessárias possam ser feitas sem que o sistema como um todos seja afetado. Os módulos devem comunicar entre si através de pequenas interfaces, bem definidas, que atuam como invólucros para esconder a implementação. Tomando o cuidado de haver o mínimo de interface possível.
|
|