crise do software

  1. Desde quando a preocupação com a "crise dosoftware" vem crescendo?
    Nos últimos anos.
  2. O que é a crise do software?
    A crise do software refere-se ao aumento do custo de desenvolvimento de software, aliado a falha crescente de sistemas de software para entregar resultados aos seus usuários.
  3. Cite um exemplo de projeto onde a "crise do software" pode ser percebida de maneira clara.
    Um exemplo de um projeto de software caro e falho é o sistema produzido pelo departamento de veículos a motor de um estado americano. O sistema custou 43 milhões de dolares e nunca foi usado. 
  4. Qual é o resultado de um percentual significativo do desenvolvimento de software?
    Não entrega do produto ou entrega de um produto que não atende o que se espera dele.
  5. Quais as razões para a crise do software?
    • Sistemas cada vez mais complexos
    • Mais e mais sistemas distribuídos
    • Código legado
    • Ciclos de desenvolvimento mais curtos
    • Requisitos iniciais mal definidos
    • Má gestão de riscos
    • Testes inadequados
  6. O que significa "sistemas cada vez mais complexos"?
    "Sistemas cada vez mais  complexos" significa que as novas tecnologias tem permitido o desenvolvimento de características complexas e com isso aumenta, proporcionalmente, as expectativas dos usuários de sistemas. Esta é a principal causa da crise do software.
  7. O que significa "mais e mais sistemas distribuídos"?
    Significa que existem cada vez mais sistemas distribuídos através de LANs, WANs e mesmo a Internet adicionando níveis de dificuldades para os desenvolvedores. Projetos de software são muitas vezes tão grande e complexos que uma pessoa não tem uma visão clara de todo o sistema que deve ser  desenvolvido. Isto resulta em desenvolvedores que produzem aplicações elaboradas tentando fazer muito e acabam deixando de atender as necessidades dos clientes.
  8. Sobre o "código legado" podemos dizer que de que forma ele contribui para a crise do software?
    A necessidade de integrar código legado com a nova tecnologia geralmente aumenta a complexidade dos projectos de desenvolvimento de software. Este problema pode ser agravado pelo fato de que os desenvolvedores originais não estão mais com a empresa.
  9. Sobre os "ciclos de desenvolvimento mais curtos", podemos dizer que ele influencia a crise de software de que maneira?
    Os ciclos de desenvolvimento mais curtos exigidos por compromissos comerciais colocam mais pressão sobre os desenvolvedores.
  10. Sobre os "requisitos iniciais mal definidos", podemos dizer que ele influencia a crise de software de que maneira?
    Freqüentemente, os requisitos iniciais para um sistema são mal definidos. Pouco tempo é gasto com os usuários finais  do sistema para descobrir o que eles desejam de fato do sistema. Assim, os desenvolvedores não entendem completamente o que eles estão tentando construir. Se as condições de um sistema não são trabalhadas exaustivamente antes de ser desenvolvido, é provável que o sistema não satisfaça as exigências dos utilizadores. Isto pode significar que grandes quantidades de esforço de desenvolvimento pode ir para o lixo.
  11. Sobre a "má gestão de riscos", podemos dizer que ela influencia a crise de software de que maneira?
    A falta de análise e gestão de riscos ao longo do processo aumenta as chances de que os projetos de software irão falhar.
  12. Sobre os  "testes inadequados", podemos dizer que eles  influenciam a crise de software de que maneira?
    É importante verificar desde o  início do processo de desenvolvimento de um sistema que será executado corretamente. No entanto, muitas vezes, os teste não ocorrem desde o início até o fim do processo, não garantindo que o sistema será executado corretamente.
  13. O que acontece quando um projeto falha no final do processo de desenvolvimento?
    Uma quantidade enorme de tempo e recursos foram desperdiçados.
  14. A quais tipos de riscos um projeto de software esta exposto?
    • Riscos funcionais
    • Riscos de recursos
    • Riscos arquiteturais
  15. O que são riscos funcionais?
    É o risco associado com as funcionalidades do software que um projecto enfrenta. Por exemplo, o software vai fazer o que se supõe que ele faça? Ele vai chegar ao mercado no momento correto?
  16. O que são riscos de recursos?
    São riscos ligados aos recursos do projeto. Por exemplo, haverá número suficiente de pessoas, equipamentos e financiamento para completar o projeto? E será que a organização de desenvolvimento de software sabe lidar com as novas tecnologias?
  17. O que são riscos de arquitetura?
    Risco arquitetônico diz respeito à arquitetura do sistema. Por exemplo, se o modelo de software de suportará a sua implementação? Os componentes se integraram corretamente?
  18. O que a tecnolofia orientada a objetos oferece aos desenvolvedores?
    Meios para resolver muitos dos problemas inerentes ao desenvolvimento de software.
  19. O que a tecnologia orientada a objetos oferece a usuários, programadores e testadores?
    Um único paradigma para que eles usem a mesma linguagem.
  20. O que a abordagem orientada a objetos permite?
    Permite que o mundo real seja modelado.
  21. Qual a facilidade que a abordagem orientada a objetos traz?
    Torna mais fácil descrever com precisão os dados  e processos empresariais. Tornando mais fácil entender e manter os sistemas.
  22. O que a abordagem orientada a objetos facilita através da herança e encapsulamento?
    Através da herança a abordagem orientada a objetos facilita a reutilização de código e através do encapsulamento proporciona sistemas com estabilidade, permitindo que pequenas mudanças nos requisitos não exija grandes alterações no sistema.
  23. A utilização da abordagem orientada a objetos resolve o problema da crise do software?
    Não. Em muitos casos  o uso incorreto das técnicas de orientação a objetos leva o foco do projeto para o nível mais baixo de desenvolvimento de sistemas, a códificação, dificultando assim o entendimento do todo. Isto ocorre porque os modelos são desenvolvidos para analisar o mecanismo de implementação subjacentes e não a estrutura da aplicação em termos do que ela deve fazer. Fazendo, em muitos projetos que eles comecem muito cedo a programar, cocnentrando o processo de desenvolvimento em questões de programação. Impedindo o procedimento correto que é antes analisar o sistema como um todo para que possa descobrir o seu propósito antes de iniciar a codificação.
Author
rivasalmir
ID
175366
Card Set
crise do software
Description
The software crisis
Updated